Limpeza - 06/09/2010 Robô para limpeza doméstica

Robô para limpeza doméstica

Samsung introduz novo robô para limpeza doméstica
O NaviBot é resultado de anos de pesquisa com consumidores para criar um equipamento de limpeza autônomo capaz de manter um andar inteiro limpo sem interferência humana.

De tempos em tempos, a Samsung cria algo inovador e que promete mudar para sempre nossas vidas. Desta vez foi o NaviBot: um robô autônomo com tecnologia para criar um mapa virtual da sua casa e capacidade para limpar o andar inteiro com eficiência maior que um aspirador de pó comum.
Apesar do nome, o NaviBot não é inspirado nos alienígenas azuis criados para o filme Avatar de John Cammeron. O nome é uma referência ao sistema de navegação utilizado no robô, chamado Visionary Map System, que utiliza uma câmera integrada para tirar 30 fotos por segundo do ambiente que rodeia o robô.
Desta forma o NaviBot consegue montar um mapa completo da casa onde se encontra, com objetos e moveis, podendo planejar a melhor rota de limpeza para economia de energia e retornando ao ponto inicial após a segunda passagem de limpeza completa. Ele acopla-se automaticamente ao carregador e fica pronto para mais duas passadas completas em casa.
O NaviBot é equipado com escovas super potentes, bem como uma mini vasoura. Isso o torna ágil o suficiente para limpar com eficiência 95% maior quando se trata de pelos de animais. A Samsung possui uma tecnologia patenteada especificamente voltada para a limpeza automática das escovas do robô, de forma que os cabelos e pelos de animais não interfiram na limpeza e tornando a manutenção do NaviBot muito mais simples.
Existem cinco programas diferentes de limpeza no NaviBot como automático, encontrar, máximo e limpeza de cantos. Para consertar um problema comum nos modelos anteriores, o NaviBot possui 38 sensores de movimento que além de otimizar a limpeza fazem com que o NaviBot encontre e evite escadas, evite colisões repetidas e não fique preso em cabos.

  

Fonte: Divulgação
Existe ainda um sistema chamado Virtual Guard que adiciona camadas de proteção ao mapa criado pelo NaviBot, permitindo ao usuário montar e editar áreas seguras. É uma forma de manter o NaviBot distante de áreas como quartos de crianças, em que podem estar muitas peças de brinquedos no chão e que seriam tomadas como sujeira pelo robô.
O preço sugerido para o NaviBot no exterior é de US$ 799,00. Ainda não há previsão de preço ou lançamento no Brasil.

fonte: Alexandre Guiss Tecmundo